Wirutex

menu

A sapata grampo é um excelente recurso para espessuras a partir de 12 mm

Por Marketing Wirutex

Publicado em 10/03/2021
A sapata grampo é um excelente recurso para espessuras a partir de 12 mm

Os centros de usinagem CNC que operam com fixação por sapatas a vácuo podem gerar uma vibração que prejudica bastante o desempenho das ferramentas, principalmente quando elas são diamantadas. Muitas vezes, essa vibração ocorre em centros de usinagem CNC com fixação por sapatas a vácuo e CNC Nesting (Router), quando a bomba de vácuo não tem potência suficiente.

Geralmente, as sapatas vêm de fábrica feitas de material plástico injetado, que com o passar do tempo se deformam, ocasionando diferença na altura entre elas, dificultando a sucção durante a usinagem. Quando isso acontece, a chapa pode se desprender ou vibrar, o que, por consequência, pode até ocasionar a quebra da fresa e comprometer seriamente o processo de usinagem. Em casos mais críticos, sapatas operando com diferença de altura podem deixar a pressão vazar e colocar em risco o operador do centro de usinagem.

Os problemas mais comuns gerados pela vibração do sistema de fixação por sapatas a vácuo são: acabamento de má qualidade, desgaste precoce da ferramenta, quebra das pastilhas diamantadas das fresas, folga nos rolamentos do motor, entre outros.

Sempre orientamos nossos clientes a manter uma reposição para as sapatas no estoque. Isso é necessário porque é imprescindível manter a fixação eficiente para que se obtenha o máximo de desempenho na operação de usinagem, como também evitar paradas de máquina, quebras de componentes ou acidentes com operadores. Por outro lado, também é importante lembrar que os pequenos detalhes fazem toda diferença no custo final do produto. De fato, podemos fazer reduções de custos em vários pequenos processos.

No caso de operações de usinagem em peças menores, recomendamos substituir as sapatas a vácuo por um dispositivo de pressão, como as sapatas grampo (fixação da peça em forma de garra), que possibilitam a usinagem de chapas a partir de 12 mm de espessura, sejam elas retas ou curvas.

Para aquelas operações que exigem grandes remoções de material, em que há muito arrasto e precisam alto poder de fixação, como em esquadrias e portas, por exemplo, é recomendável instalar um sistema de sapatas grampo. Atuando em conjunto, elas praticamente eliminam a vibração e garantem a máxima fixação das peças, permitindo que a fresa diamantada adequada para a operação trabalhe da melhor forma possível, trazendo excelente acabamento, precisão e alto rendimento.

Para maiores informações sobre o melhor sistema de fixação das chapas, entre em contato com nossa equipe de consultores. Estamos sempre à disposição para analisar os desafios que você encontrar em seus processos de usinagem.

Carlos Fabichaki - consultor de vendas da Wirutex/Basso

galeria de imagens

Compartilhar:

gostaria de conversar com a gente?